Cardiopatias Congênitas

Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração e geralmente surge nas primeiras 8 semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. Uma a cada 100 crianças nascidas vivas tem algum defeito no coração, porém, em algumas crianças, isso só é descoberto anos mais tarde. É o defeito congênito mais comum.


A evolução é muito variável. Existem doenças que não alteram tempo ou qualidade de vida, mas há doenças nas quais é impossível a vida extraútero. Entre esses extremos há uma infinidade de apresentações clínicas possíveis e diferentes perspectivas de vida.

O diagnóstico precoce, durante a gravidez, é importante para o planejamento do parto e pode salvar a vida do bebê naquelas cardiopatias mais complexas.

A falta de informação e de estrutura adequada é o maior entrave no atendimento aos portadores de cardiopatia congênita. A mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pré e pós-natais fossem devidamente instituídos.

 

No Brasil, existem médicos experientes e especialistas nas mais diversas técnicas cirúrgicas, além de hospitais especializados em cirurgia cardíaca infantil, entre os quais se insere o Hospital Infantil Sabará, que conta com profissionais e equipamentos para cuidar dessas crianças e de seus familiares. Há chances reais de cura e correções para os mais complexos defeitos nas estruturas do coração. 

 

Exemplos de cardiopatias congênitas: CIA, CIV, hipoplasia de ventrículo esquerdo, transposição de grandes vasos da base, tetralogia de Fallot e sopro cardíaco.

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica.  Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.