Hipotonia

Um bebê com hipotonia apresenta o tônus muscular fraco e, com isso, é mais molinho. Por isso a expressão “floppy baby” (em inglês). Ele tem pouco ou quase nenhum controle sobre os músculos do pescoço, o que torna difícil sustentar a cabeça. Além disso, o pequeno pode ter atraso na aquisição de habilidades motoras.

 

É importante entender que não se trata de uma fraqueza muscular, mas sim de uma condição particular. 

A hipotonia pode ser identificada logo quando o bebê nasce ou ainda na infância. O pequeno com o tônus muscular fraco pode apresentar alguns sinais, como:

 

- Não conseguir flexionar os cotovelos e joelhos;
- Pouco controle da cabeça;
- Apresentar atrasos no desenvolvimento motor, como engatinhar e andar;
- Dificuldade com habilidades motoras finas, como segurar um lápis de cor;
- Postura prejudicada;
- Dificuldade na fala;
- Respiração superficial;
- Choro fraco;
- Dificuldade para se alimentar, na mastigação e deglutição.

Hipotonia

Uma das causas da hipotonia é a prematuridade (nascimento antes de 37 semanas de gestação). Isso porque o tônus muscular ainda não está desenvolvido quando o bebê nasce antes do tempo. Pode ser também uma condição genética ou um dos sintomas de paralisia cerebral, ou de distrofia muscular. É um quadro que pode estar associado a alguma outra síndrome, como a Síndrome de Down.

 

Para o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de sangue e de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

 

Se o bebê é hipotônico porque nasceu pré-termo, a tendência é que seu tônus muscular se desenvolva com o passar dos meses. No caso de a hipotonia ser associada a outras condições, talvez seja preciso que a criança faça o acompanhamento médico especializado e faça acompanhamentos como fisioterapia, terapia ocupacional e/ou fonoaudiologia (para crianças com dificuldade de fala).

São tratamentos que ajudam a adquirir, aos poucos, as habilidades motoras. Assim, os profissionais trabalham visando a uma série de objetivos, dependendo das necessidades das crianças. Dessa forma, elas podem aprender a andar, sentar-se eretas e até mesmo a praticar esportes.

É necessário ter informações a respeito dos marcos do desenvolvimento da criança, como o tempo esperado para sustentar a cabeça, sentar, além da aquisição de outras habilidades. Dessa maneira, caso haja suspeita de hipotonia, o importante é, em primeiro lugar, não se assustar, e sim procurar o seu pediatra para avaliar o pequeno.

Fonte: Blog Kinedu

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica.  Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.