Traqueostomia

Traqueostomia Vivendo com Laringomalácia

traqueostomia é um orifício no pescoço que comunica o meio externo a traqueia. Um tubo é colocado através desta orifício para fornecer ar aos pulmões. 

As principais indicações para realização da traqueostomia são: obstrução da via aerea alta, suporte ventilatório e toalete pulmonar.

A traqueostomia pode ser feita em crianças de qualquer faixa etária, inclusive lactentes menores de um ano, e deverá ser realizada em centro cirúrgico.

Em casos de laringomalácia grave, a traqueostomia é reservada como último recurso, quando o tratamento cirúrgico falha. Em crianças com comorbidades, como doenças neurológicas, cardíacas e pulmonares, por exemplo, o sucesso do tratamento cirúrgico é menor do que entre os pacientes sem outras alterações. Principalmente nos casos de pacientes neuropatas, com paralisia cerebral ou com acometimento motor mais importante, existe um maior percentual de falha e, consequentemente, maior necessidade de se realizar a traqueostomia.

Traqueotomia é o nome do procedimento cirúrgico para realização da traqueostomia. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) produziram um consenso sobre a traqueostomia em pacientes pediátricos com o objetivo de gerar recomendações nacionais sobre os cuidados adequados com as crianças traqueostomizadas.  O documento foi construído por especialistas experientes em traqueostomia pediátrica, como otorrinolaringologistas, pediatras de cuidados intensivos, endoscopistas e pneumopediatricianos.  

A equipe de Pediatria e Otorrinolaringologia Pediátrica da Unicamp preparou um manual sobre os cuidados com a criança traqueostomizada. O Manual traz informações importantes, de linguagem simples, sobre os cuidados com a cânula de traqueostomia...como realizar troca da fixação, lista de materiais sugeridos de consumo mensal, como realizar aspirações, como agir em situações de urgência e cautelas no dia-a-dia.

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica. Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.