O que é Laringomalácia

A laringomalácia é uma alteração congênita da laringe e sua manifestação característica é o estridor (ruído) inspiratório intermitente. Em linhas gerais, a Laringomalácia se caracteriza pelo amolecimento das estruturas da laringe.

Laringomalácia é o termo utilizado para descrever o colapso das estruturas supraglóticas da laringe durante a inspiração.  A supraglote compreeende todas as cartilagens que ficam acima da glote (pregas vocais).

 

O exato motivo da laringomalácia ainda é desconhecido. Aceita-se um misto de teorias entre a imaturidade do controle do tônus neuromuscular, anatomia desfavorável e amolecimento natural das cartilagens neste período da vida. Não há consenso na literatura sobre a causa da laringomalácia. O mais provável é que seja multifatorial.

 

A prevalência da laringomalácia ainda é muito incerta. Não temos muitos estudos brasileiros com estes números. Nos EUA a estimativa é que pode chegar a 1 para cada 2000/3000 nascidos vivos. Mas é realmente de uma estimativa, já que muitos pacientes evoluem apenas com um "barulhinho" e, como não tem outros sintomas, não chegam a realizar o exame de nasofibrolaringoscopia e melhoram espontaneamente com o tempo.

Estruturas da Laringe

O diagnóstico da laringomalácia é feito pelo médico otorrinolaringologista, através do exame clínico e da nasofibrolaringoscopia.

O que é Laringomalácia

Nos casos em que não há indicação cirúrgica, ou seja, nos casos considerados moderados e leves, o principal tratamento indicado é o da doença do refluxo gastroesofágico (com refluxo faringo laríngeo). O refluxo gastroesofágico é a doença que está mais frequentemente associada com a laringomalácia. Costuma-se reservar este tratamento para os casos moderados com queixa de engasgos e regurgitações.

 

O prognóstico é muito bom na grande maioria dos casos. Em torno de 90% das crianças evolui bem apenas com acompanhamento clínico e, em determinados casos, com a introdução de medicação anti-refluxo. Nos casos que não evoluem bem, é indicada a cirurgia.  O nome da cirurgia é supraglotoplastia.

A supraglotoplastia é uma cirurgia realizada na região supraglótica da laringe. Esta cirurgia tem como objetivo abrir a laringe para permitir a inspiração, sem que ocorra o colabamento das estruturas. 

A laringomalácia é a principal causa de estridor na infância, mas não é a única. É importante que o diagnóstico seja estabelecido pelo especialista. Toda criança com suspeita de laringomalácia deve ser avaliada pelo médico otorrinolaringologista.