Gastrostomia

Gastrostomia é uma abertura no estômago que é exteriorizada na pele, realizada durante uma cirurgia, para administrar alimentos e líquidos. Este procedimento é indicado quando não é possível alimentar a criança pela boca por um período superior a um mês.

 

São várias as indicações da gastrostomia, uma das mais comuns é a Disfagia, situação em que a criança tem dificuldade para engolir, com engasgos e aspirações de saliva e alimentos para ao pulmão.

 

A gastrostomia não é necessariamente um procedimento definitivo. Havendo melhora da situação que a indicou, seu médico poderá realizar a reversão da gastrostomia.

 

Pacientes com gastrostomia podem receber dieta caseira, dieta industrializada ou ambas. Alimentos espessos podem não passar ou obstruir a gastrostomia. Isto depende da técnica de administração e do tamanho (calibre) do botom e da extensão utilizada. De uma maneira geral, são utilizados líquidos e alimentos liquefeitos, com espessura menor que um purê.

Gastrostomia

As crianças com alimentação por gastrostomia podem receber alimentos também pela boca, desde  que o pediatra não tenha  contraindicado a alimentação oral. Na maioria das vezes essa contraindicação ocorre pelo risco de aspiração para o pulmão quando a criança engole alimentos e/ou líquidos. Antes de oferecer alimentos pela boca, converse com seu pediatra.

Principais cuidados a serem tomados com uma criança com gastrostomia:

 

- Preferencialmente o uso de sonda ou botom de silicone e com dispositivo anti-migração, para garantir uma adequada e confortável fixação na pele.
- Os cuidados higiênicos englobam o banho diário, que é importante para manter a pele limpa.
- O curativo da pele da gastrostomia (sob o botom ou sonda) deve ser feito no mínimo 3 vezes ao dia, usando soro fisiológico para a limpeza local e cobrindo com gaze seca.
- Se a pele estiver vermelha e irritada pode ser necessário algum medicamento, devendo ser orientado pelo seu pediatra.
- A dieta deve estar em temperatura ambiente e antes de ser introduzida realize a higiene da conexão da sonda ou botom com álcool 70%.
- Após a infusão a sonda deve ser lavada com água pré-fervida, filtrada ou água destilada em temperatura ambiente.
- Se o botom perdeu a adaptação adequada você deve entrar em contato com seu pediatra.
- Existem diversos modelos e fabricantes de botons e de sondas de gastrostomia, que podem requerer cuidados adicionais e ter diferente durabilidade. Recomendamos que os dispositivos sejam trocados sempre que não estiverem em bom estado. - A troca deve seguir também o intervalo recomendado pelo fabricante.

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica. Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.