Limpeza nasal do bebê

Aqui temos um vídeo mostrando como fazer a limpeza nasal no bebê. É muito importante uma boa higiene nasal pro bebê. Você sabe o porquê? A Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátria explica:

A lavagem nasal alivia rinites e infecções das vias aéreas superiores (IVAS), ajudando a eliminar muco e impurezas, reduzir o entupimento e melhorar a respiração. Ela auxilia no tratamento, reduzindo o uso de medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes, antibióticos e corticosteroides.

Ela deve ser feita com a criança sentada ou em pé, com soro fisiológico a 0,9% numa seringa, em spray ou jato contínuo. Não existe uma quantidade fixa, podendo variar se a criança tiver mais catarro ou uma infecção junto.

Atenção: a secreção não precisa sair pela outra narina. O mais comum é sair um pouco de soro pelo mesmo lado, pela boca ou a criança engolir soro com secreção.

Então podemos afirmar que a limpeza nasal é um hábito simples, eficaz e que ajuda a previnir muitos incômodos. Bebês pequenos respiram exclusivamente pelo nariz, o que torna uma boa limpeza muito importante para que eles respirem tranquilos.

No vídeo nós utilizamos uma seringa com embolo de borracha, soro fisiológico 0,9%, um sugador nasal e um nenê entupido 😍

Vivendo com Laringomalácia
Vivendo com Laringomalácia
Vivendo com Laringomalácia
Vivendo com Laringomalácia

Lembre-se:

 

- O bebê deve estar na posição sentada ou o mais próximo disso possível;

- A seringa com embolo de borracha dá mais controle na hora de aplicar o soro evitando trancos no momento da aplicação. 

- O sugador nasal que aparece no vídeo  funciona através de sucção (feita por um adulto), através de uma ponteira de silicone que é colocado na entrada do nariz da criança. A secreção fica dentro de uma barreira, evitando qualquer contado com a nossa boca.

- Antes de usar o sugador primeiro lave o nariz da criança com soro fisiológico para umedecer e facilitar a retirada das sujeirinhas e secreções. Lave-o após cada uso e deixe secar bem antes de guardar. 

- O soro fisiológico deve ser mantido fechado, em temperatura ambiente (ou de acordo com a orientação do seu médico), em lugar seco e limpo por no máximo 07 dias. Não use soro gelado no bebê.

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica.  Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.